São dois tipos de estratégias de marketing:
Inbound marketing: atraindo clientes por meios orgânicos.
O inbound marketing é um método voltado para a conquista e retenção de clientes, também conhecido como marketing de atração, sempre com o objetivo de chamar a atenção de um potencial consumidor para que ele possa ir até você sem precisar ir até aquele cliente.
O termo inbound marketing, traduzido livremente, significa “marketing atraente”. Essa definição decorre do fato de que o conceito reúne um conjunto de estratégias voltadas para que potenciais clientes venham até a empresa de forma voluntária.
O inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing baseadas na ideia de criar e compartilhar conteúdo direcionado a um público-alvo específico, a fim de obter permissão para se comunicar diretamente com potenciais clientes, construindo assim relacionamentos duradouros. .
Outbound marketing: chegar aos clientes para vender produtos ou serviços.
Por sua vez, o principal objetivo do outbound marketing ou “marketing tradicional” é atrair clientes oferecendo um serviço ou produto. A ideia é perseguir agressivamente os clientes sem necessariamente tornar os clientes em potencial genuinamente interessados em sua empresa.
No caso do outbound marketing, o processo se inverte: as empresas buscam ativamente novos clientes por meio de ações como publicidade online e offline (anúncios de TV, rádio, YouTube ads, links patrocinados, banners em sites etc.), além de telemarketing .
O outbound marketing, também conhecido como marketing tradicional, visa atrair clientes oferecendo um serviço ou produto. Aqui, diferentemente do inbound marketing, a ideia é buscar ativamente os clientes em vez de apenas gerar interesse em sua empresa.